Powered By Blogger

25 de jul. de 2013

Mostra de Trabalhos



      No dia 17 de julho, na EMEF Getúlio Vargas, meu local de trabalho desde 2004, fez-se uma Mostra de Trabalhos, priorizando a temática da cultura afro-brasileira. Como leciono inglês para o 8º ano e 8ª série, pedi aos alunos que fizessem releituras de personagens negros das histórias em quadrinhos e desenhos animados de sua escolha, dos quais eles conheceram os nomes originais. Ainda estou aguardando outras fotos do evento, mas por enquanto apresento o trabalho de meus talentosos alunos, que integrei ao Projeto Gibiblioteca.

PANTERA NEGRA (Black Panther)

LANTERNA VERDE JOHN STEWART (Green Lantern)

LOU (dos Simpsons)

BLADE

CARL (dos Simpsons)



    O mais interessante desse trabalho foi a dificuldade de encontrar personagens relevantes nessas mídias que fossem negros, mostrando como ainda existe preconceito ou então  como os autores ainda preferem priorizar um biotipo em detrimento de outros.

    Exemplos: Turma da Mônica - o único personagem é o Jeremias (Pelezinho e Ronaldinho são baseados em personalidades reais, não foram "criados".

   Marvel: Além do Pantera, apenas personagens desconhecidos por quem não é leitor fissurado: Falcão, Luke Cage, Máquina de Combate, ... Blade é conhecido pelos filmes, Tempestade era conhecida.

   DC: Super-Choque,Ciborgue,... foi difícil a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário