Powered By Blogger

28 de nov. de 2012

Popeye

   Alguém aí não conhece o Popeye? O personagem é um dos mais populares do mundo. Surgiu em 1929 nas tiras do New York Journal, criado por Elzie Segar. As características do personagem (olho fechado, cachimbo no canto da boca, falando com o outro lado da boca), foi inspirado num homem real, chamada Frank "Rocky" Fiegel, que ficava sentado com seu cachimbo num bar contando histórias de suas façanhas e brigas.



O homem que inspirou a criação de Popeye




   Os outros personages das aventuras de Popeye também foram inspiradas em pessoas reais. Os coadjuvantes das histórias são sempre Olívia Palito, Brutus e Dudu, além de outros como Gugu, o Vovô, a Bruxa do Mar, e Eugene Jeep.

Vovô

Gugu


Jeep no seu Jeep
Dudu



   No Brasil, assim como em outros países, o que popularizou o personagem foram os desenhos animados (que atualmente passam á tarde na Band), mas também foram publicadas edições em quadrinhos, desde 1932,  e atualmente pela Pixel, que relançou em 2012. Nessa época Popeye e Olívia tiveram os seus nomes traduzidos nas primeiras publicações, Popeye se chamava "Brocoió", Olívia "Serafina".


Brutus


   O nome Popeye vem do inglês (pop = estouro e eye=olho), ou seja, significa "Olho Estourado", pois ele é caolho.

  Na dublagem brasileira, a voz do personagem ficou famosa na interpretaçao de Orlando Drummond Cardoso (o eterno Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo). O apito com o cachimbo, a trilha sonora, o espinafre e a frase cantada "Eu sou o que sou e é assim que eu sou, eu sou o Marinheiro Popeye", estão enraizados na cultura popular.


O filme

A voz de Popeye

   Em 1980, o ator Robin Williams interpretou Popeye num filme da Disney.


   Há algumas lendas sobre o governo ter solicitado ao cartunista para introduzir o espinafre nas tiras porque era um bom e  barato substituto para a carne na alimentação da população, depois da crise econômica causada pela quebra da bolsa de valores dos Estados Unidos em 1929, bem como a lenda do nome do carro Jeep ser por causa do animalzinho mágico do Popeye, mas sobre esses fatos não encontrei nada que confirme na Internet.

  Se quiser saber mais sobre estes personagens inesquecíveis, consulte a Wikipedia, lá tem informações detalhadas.




   E sim, quando criança, eu quis comer espinafre e ficar forte, mas ao encarar as folhas verdes, desisti!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário