Powered By Blogger

20 de nov. de 2012

Ciência dos Heróis (5)


MAGNETISMO

O vilão dos X-MEN, Magneto, é capaz de controlar o eletromagnetismo, uma das quatro forças fundamentais do universo.


 
      As teorias da física classificam as forças em: gravidade, nuclear forte, nuclear fraca e eletromagnetismo, responsável por exemplo pela coesão da matéria.

   Apesar de serem coisas diferentes, eletricidade e magnetismo podem interferir entre si e até se unirem no eletromagnetismo, que é a força mais comum em nosso dia-a-dia, presente em cabos elétricos e até impulsos eletromecânicos do sistema nervoso. 

     Os ímãs (ou magnetos) são normalmente pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita. Podem ser naturais ou artificiais. Cada imã tem um polo sul e um polo norte e para fazer que os dois se atraiam eles precisam estar de face com polos contrários, mas se você quer aproximá-los de polos iguais, eles se repelem.



         MAGNETOS DA VIDA REAL?

Ainda não há provas que seja magnetismo.
     Diversos casos de pessoas com habilidades especiais já foram documentados, como garotos que atraem objetos de metal, que ficam facilmente grudados em seus corpos. Alguns médicos afirmam que é graças a um tipo de oleosidade da pele, e não ao magnetismo.

 
Poderes magnéticos? Só na ficção!



   


















      

    E hoje em dia existe a tecnologia de LEVITAÇÃO MAGNÉTICA (maglev), usada em trens, que flutuam sobre os trilhos graças à repulsão das cargas iguais, positivas ou negativas. É uma alternativa de energia limpa e sustentável.
Slide 17






Nenhum comentário:

Postar um comentário