Powered By Blogger

20 de ago. de 2012

Ciência dos Heróis (3)

     

      Foi em Santa Vitória do Palmar-RS, com apoio do CNPq, no Ginásio de Esportes Cardeal nos dias 16 e 17 de Agosto. Participei projetando no telão um trabalho de pesquisa com curiosidades científicas relativas aos poderes dos Super-Heróis das histórias em quadrinhos.





Fotos: Ricardo (conexaosul.net)


Eis um pouco do trabalho mostrado nos painéis:
     
“Mutação - é a chave para a nossa evolução. Ela nos permitiu evoluir de um organismo de uma única célula até a espécie dominante do planeta. Este processo é lento, normalmente leva milhares e milhares de anos. Mas a cada centena de milênios, a evolução dá um salto à frente.” - (Introdução de X-Men O Filme, de 2001)







 Casos de mutações genéticas em humanos acontecem o tempo todo, muitas vezes sem apresentar grandes mudanças físicas. As mutações também podem conceder alguns "poderes". Porém, causam muito mais doenças e anomalias indesejáveis.
Polidactilia - uma mutação bastante comum

    















Médicos alemães descobriram um  bebê com músculos fortes nos braços e pernas que possibilitam levantar pesos de 3kg com os braços estendidos, o que muitos adultos não conseguem fazer. Uma análise de DNA demonstrou que o bebê da Alemanha possui uma mutação genética que estimula o crescimento muscular. A descoberta representa o primeiro caso humano documentado com tal mutação.

Foto meramente ilustrativa


Mais fotos da feira:
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário