Powered By Blogger

16 de out. de 2011

Quem é Darkseid?

     

     Darkseid é um dos principais vilões do Universo DC. Senhor do sinistro mundo de Apokolips, que domina através do medo que inspira em seu povo, Darkseid tem como maior desejo tornar-se o senhor de todo o universo. Ao longo dos tempos, o personagem teve confrontos históricos contra o Superman, a Legião dos Super-Heróis e os Deuses de Nova Gênese.

      Nova Gênese e Apokolips são dois mundos opostos. Enquanto um representa a vida, a criação; o outro prega a morte e a destruição. O duelo entre os dois mundos estende-se por séculos e, na tentativa de uma trégua, os filhos dos dois comandantes (Pai Celestial e Darkseid) foram trocados e criados por seus inimigos. Esta troca, no entanto, só acabou por gerar ainda mais conflitos.

Kalibak
     Darkseid tem superforça, e seus olhos disparam o mortal "efeito ômega", que não para até atingir e desintegrar o seu alvo. O "efeito ômega" também permite que Darkseid possa teleportar-se ou ressuscitar alguém. Entre seus comandados estão a sinistra Vovó Bondade (especialista em brincar com as mentes de suas vítimas) e suas fúrias, Kalibak (um brutamontes, filho do vilão) e o ardiloso Desaad (sempre pronto para trair seu mestre, mas não para sofrer cruelmente com as consequências de seus atos).

Desaad
Vovó

      Recentemente, Darkseid foi a figura central da mini-série "Crise Final", escrita por Grant Morrison. Na aventura, ele usou a equação anti-vida para tomar conta de toda a existência, corromper vários heróis, e só foi derrotado graças a um esforço colossal do Superman, que precisou destruir e reconstruir o universo para acabar com a nefasta influência do vilão.



     Merecem destaque também as participações do personagem nos recentes desenhos animados do Superman e da Liga da Justiça. Muito bem adaptado, Darkseid foi o protagonista de espetaculares duelos contra os heróis, especialmente contra o Homem de Aço. 





      Segue abaixo a fórmula da equação anti-vida, que Darkseid usa para controlar seus inimigos, dominando suas mentes e transformando-os em escravos. A equação, de acordo com Morrison, é a arma definitiva, uma fórmula matemática para o controle absoluto, capaz de refutar o conceito de livre-arbítrio.

solidão + alienação + medo + desespero + auto-estima ÷ zombaria ÷ condenação ÷ equívoco x culpa x vergonha x fracasso x julgamento n = y onde y = esperança e n = loucura , amor = mentiras, vida = morte, você mesmo = lado negro.


* Darkside foi criado por Jack Kirby, e apareceu pela 1ª vez na revista "Superman's Pal Jimmy Olsen" 134, de 1970.


                                                   Leandro Vargas


Essa foi mais uma colaboração do amigo Leandro para este blog. Lembro bem dos episódios de desenhos animados onde o vilão desta postagem aparece, bem como sua participaçao no seriado Smallville e no antigo desenho dos Superamigos. Eu tive dois bonecos do vilão, que se encontrou com o Surfista Prateado na edição especial Darkseid VS Galactus. Seu nome é um jogo de palavras com a expressão em inglês Dark Side (Lado Negro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário