Powered By Blogger

30 de out. de 2011

ENSINO DE HISTÓRIA E QUADRINHOS NAS ESCOLAS

   ATENÇÃO PROFESSORES:

Procurem na biblioteca da sua escola o livro Ensinar e Aprender História: Histórias em quadrinhos e canções. Segue o release,  tirado do site da editora:




Material destinado aos professores de História e àqueles que buscam conhecer o estudo das práticas da disciplina.


Apresenta proposta inovadora na abordagem da disciplina, trazendo para a sala de aula as histórias em quadrinhos, tratando-as como fontes históricas. Constrói uma metodologia de trabalho a partir de pressupostos da epistemologia da História utilizando histórias em quadrinhos.


Está organizado em quatro capítulos nos quais se demonstra como os jovens estudantes do Ensino Médio constroem o conhecimento histórico a partir das histórias em quadrinhos com temas históricos que estão presentes na cultura escolar:
1. Ensino de História: recorte da temática.
2. Fundamentos da pesquisa histórica.
3. O uso dos quadrinhos: recortes e métodos.
4. O uso das canções: recortes e métodos.


Explora aspectos teóricos referentes às categorias históricas como temporalidade, inferência histórica, significância histórica e narrativa histórica como objetivo de promover o entendimento de quais os conceitos históricos os jovens mobilizam ao ler uma história em quadrinhos com temas históricos.


Fonte: gibitecacom.blogspot.com 

      Eu encontrei este livro (distribuído pelo MEC) na biblioteca da escola Osvaldo Anselmi, onde leciono à noite na modalida EJA (ver blog replaNEJAndo - link ao lado) e estou com ele em casa para ler quando encontrar um tempinho! Mesmo não sendo professor de história, é claro que o tema me agradou. 
       Passano os olhos, vi definições dos quadrinhos por Will Eisner e Scott McLoud (citado há poucos dias), e que depois postarei por aqui.

         Era isso, de volta ao trabalho.



     

Um comentário:

  1. Olá esse livro é realmente muito bom ^_^. Vale a pena dar uma olhada, e dinamizar as aulas, não só de História, mas de outras disciplinas também.

    ResponderExcluir